Uma vez mais, Lisboa irá receber mais uma Web Summit no recinto da FIL. A edição deste ano terá lugar já no próximo mês e contará com mais de 1200 oradores, mais de 2000 jornalistas, 11000 CEOs e são esperados 70000 visitantes. No entanto, os bilhetes para a entrada podem chegar aos milhares de euros. Valerá a pena o investimento? Neste artigo iremos analisar este evento e o seu potencial.
As feiras para profissionais são, historicamente, uma das formas mais eficazes de ampliar a sua rede de contatos com vista a expandir o negócio da sua empresa. Recentemente a Internet veio tornar este contato mais facilitado, não sendo forçosamente necessário, por exemplo, um empreendedor deslocar-se à China, caso pretenda procurar o fornecedor de uma determinada matéria prima para o seu negócio. No entanto estes eventos assumem ainda hoje uma importância muito relevante para a maior parte das áreas de negócio. O contato pessoal, em vez de por e-mail, é ainda muito valorizado no meio empresarial.
Neste tipo de eventos profissionais consegue-se, assim, fazer novos contatos, estabelecendo ligação com potenciais novos fornecedores e clientes. Sendo este tipo de eventos normalmente associados a uma determinada área de negócio, o empreendedor tem possibilidade de ter contato com um volume grande de pessoas da sua área, num curto espaço de tempo.
Dependendo daquilo que procura, a Web Summit tem várias vertentes que podem ser uteis para o seu negócio. Por um lado, tal como referido anteriormente, será uma oportunidade de ampliar a sua rede de contatos. No entanto as possíveis vantagens vão bastante além disto. As centenas de oradores que terá oportunidade de ouvir são pessoas de referência em grandes empresas mundiais como a Google, Microsoft, Samsung, Uber, Amazon, Wikipédia, entre muito outras. De um grupo tão promissor será de esperar que poderá aprender bastante ao ouvi-los e, potencialmente, encontrar novas ideias de expansão do seu negócio.
Existe ainda outra vertente na Web Summit que pode ser particularmente útil para empresas que procurem investidores. Neste evento estará presente um número avultado de investidores, tanto particulares como institucionais. Se tem uma ideia de negócio que precisa de financiamento, este pode ser o local ideal para encontrar um investidor, disposto a apoiá-lo no seu negócio.
O preço dos bilhetes para a entrada neste evento não é estático e vai aumento à medida que a data se aproxima. Neste momento o preço para uma entrada é de 995€. Para a entrada de um evento é um valor elevado para aquilo que é a realidade portuguesa. No entanto deverá encarar este valor como um investimento com potencial de retorno. Num evento deste tipo poderá potenciar o crescimento da sua empresa e compensar largamente o valor investido na entrada.
A presença na Web Summit como visitante ou expositor pode trazer benefícios bastante significativos para o seu negócio. Quer esteja à procura de investidores, aumentar a sua rede de contatos de clientes e fornecedores ou ouvir profissionais de referência das grandes empresas mundiais, poderá ser proveitoso ir a este evento. Deverá ponderar a sua ida como um investimento com potencial de retorno.