Se pretende desenvolver um website para o seu negócio, irá deparar-se com a decisão expressa no título deste artigo. Existem vantagens e desvantagens em cada opção que analisaremos neste artigo.
A publicação de um website na Internet contempla 3 fases principais: o seu desenvolvimento, o alojamento e a sua manutenção ao longo do tempo.
A primeira fase compreende toda a programação e organização de conteúdos do website. Além disso, o seu design, escolha de cores e aspeto gráfico fazem parte desta fase também.
O alojamento contempla as tarefas de configuração do servidor e domínio para que o website fique alojado (guardado) num servidor na Internet. Desta forma este fica publicado e, consequentemente, acessível a qualquer pessoa que digite o seu endereço no browser.
Por fim, a fase de manutenção diz respeito ás atualizações que vão sendo necessárias fazer ao longo do tempo, para manter o website com informação atualizada. Adicionalmente a atualização das plataformas/linguagens de programação envolvidas, pode também ser uma necessidade, para corrigir eventuais bugs ou falhas de segurança encontradas.
Para poder alojar o seu website na Internet necessita de um servidor. Um servidor não é mais do que um sistema informático de alta capacidade, no qual estão guardados websites, que são disponibilizados em permanência na Internet.
Uma das opções com que se depara ao consultar os preçários e condições de uma empresa que preste este serviço é a escolha entre alojamento dedicado e partilhado.
O alojamento dedicado consiste num servidor que fica apenas com o seu website guardado. Assim todo o hardware é para seu uso exclusivo. Normalmente esta situação traduz-se numa melhor performance do website, nomeadamente mais rapidez de carregamento, bem como, a possibilidade de um maior número de acessos em simultâneo.
Por outro lado, o alojamento partilhado diz respeito a um servidor que é partilhado por múltiplos clientes/websites. Ou seja, o seu website partilha recursos com outros websites. Neste caso é de esperar um tempo de carregamento maior e o número de acessos em simultâneo é mais limitado.
Dado o exposto acima, normalmente opta-se pelo alojamento dedicado quando um website tem um tráfego expectável elevado. Por exemplo, se está a desenvolver um site de notícias destinado ao público em geral, poderá ser acertado escolher um alojamento dedicado. Devido ao caráter genérico do website, este poderá ser acedido por um grande número de pessoas. Por oposição, se estiver a desenvolver um website institucional, cujo tráfego esperado seja baixo, deverá optar por um alojamento partilhado.
A escolha que fizer terá impacto nos custos envolvidos. Como seria de esperar, o alojamento dedicado é bastante mais dispendioso do que o alojamento partilhado. De acordo com o tráfego expectável do website, escolhe-se assim qual poderá ser o mais adequado, tendo em conta que para websites de baixo tráfego, não valerá a pena aumentar significativamente os custos.
Para alojar o seu website será confrontado com a opção de escolha entre alojamento dedicado ou partilhado. A principal diferença entre ambos é a performance e capacidade de acessos em simultâneo que suporta. No alojamento dedicado tem um hardware destinado apenas ao seu website, que não é partilhado com mais nenhum. Por outro lado, no alojamento partilhado, este é dividido por diversos websites. Assim, no segundo caso, é de esperar que a performance do seu website seja inferior em relação à primeira situação.